Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 1009-1 | ||||
Resumo:O tema microbiologia desempenha um papel essencial na compreensão de inúmeros processos, abrangendo áreas como saúde, ecologia e biotecnologia. No ensino superior, disciplinas sobre este tema fazem parte do currículo de cursos de graduação nas áreas de conhecimento das Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias. No entanto, o ensino desses conteúdos podem apresentar diversos desafios, incluindo a constante necessidade de atualizações por parte dos docentes, conteúdo vasto e não familiar aos estudantes e dificuldades em manter uma conexão entre conteúdo teórico e prático, o que pode influenciar na motivação dos discentes. Diante desse cenário, estratégias de ensino em formato investigativo e lúdico, como a gamificação do conteúdo da disciplina, emergem como uma proposta para auxiliar na eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Os jogos didáticos são reconhecidos na literatura como ferramentas valiosas no ensino por promoverem o desenvolvimento de laços afetivos entre os alunos e facilitarem a aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro chamado MicroQuest para auxiliar no ensino de disciplinas que contemplem o conteúdo de bacteriologia de alunos de nível superior. O MicroQuest, consiste em um tabuleiro e 54 cartas distribuídas nos temas patógeno bacteriano (25 unidades), técnica de diagnóstico (14 unidades) e agente antimicrobiano (15 unidades). Os jogadores devem identificar a carta selecionada do respectivo tema com a possibilidade de receber até 10 dicas. Quanto menos dicas forem solicitadas, mais os jogadores avançam pelas casas do tabuleiro. As cartas e pistas foram elaboradas com base no conteúdo programático da disciplina de bacteriologia de nossa instituição e materiais de apoio disponibilizados aos estudantes pelos professores. De acordo com o curso de graduação, as cartas são elaboradas de forma personalizada a fim de atender a especificidade de cada conteúdo programático. A confecção do tabuleiro e cartas levou em consideração elementos que remetessem diretamente ao tema bacteriologia. O jogo pode ser aplicado antes de cada prova, com cartas selecionadas de acordo com o conteúdo que será avaliado, ou ao final da disciplina, com todos os cartões elaborados. Uma partida tem a duração média de 40 minutos e com limite de 10 jogadores. O MicroQuest ainda será validado por meio de diário de campo, o qual avaliará a capacidade dos participantes de identificar cada carta com as dicas, interação entre eles e a capacidade de assimilação dos conteúdos. Com o jogo proposto espera-se despertar a curiosidade e interação dos participantes, tornando a experiência de aprendizado mais atrativa e eficiente. Dúvidas levantadas durante a realização do jogo poderão ser respondidas e debatidas pelos participantes também. Portanto, o emprego do MicroQuest pode ser uma ferramenta educacional importante para fixação de conteúdo e estímulo ao esclarecimento de dúvidas sobre os temas de bacteriologia. Esta estratégia de ensino tem um potencial de estimular os estudantes por se tratar de um momento de entretenimento, além de auxiliar as ferramentas tradicionais. Palavras-chave: Bacteriologia, Gamificação, Jogos didáticos, Microbiologia |